VINCENT VAN GOGH

 Vida e Obra de Van Gogh


Van Gogh foi um pintor holandês considerado uma das figuras mais famosas e influentes da história da arte ocidental. Ele criou mais de dois mil trabalhos em pouco mais de uma década, incluindo por volta de 860 pinturas a óleo, a maioria dos quais durante seus dois últimos anos de vida. Suas obras abrangem paisagens, naturezas-mortas, retratos e autorretratos caracterizados por cores dramáticas e vibrantes, além de pinceladas impulsivas e expressivas que contribuíram para as fundações da arte moderna.

Van Gogh nasceu numa família de classe média alta e começou a desenhar ainda criança, sendo descrito como alguém sério, quieto e pensativo. Ele trabalhou como vendedor de arte quando jovem e viajou frequentemente, porém entrou em depressão depois de ser transferido para Londres. Van Gogh voltou-se para a religião e passou um tempo como missionário protestante na Bélgica. 

Ele enfrentou problemas de saúde e solidão até começar a pintar em 1881, mudando-se para a casa de seus pais. Seu irmão mais jovem Theo lhe apoiou financeiramente e os dois mantiveram uma duradoura correspondência. Seus primeiros trabalhos consistiam em naturezas-mortas e representações de camponeses. 

Van Gogh mudou-se em 1886 para Paris e se encontrou com vanguardistas como Émile Bernard e Paul Gauguin, que estavam opondo-se à sensibilidade impressionista. Ele criou uma nova abordagem para naturezas-mortas e paisagens à medida que produzia suas obras, com suas pinturas ficando com cores mais vivas enquanto desenvolvia um estilo que estabeleceu-se por completo em 1888 na sua estadia em Arles. Durante esse período Van Gogh também ampliou seus temas para englobar oliveiras, ciprestes, campos de trigo e girassóis.



Wheatfield with crows, Vincent van Gogh, July 1890, Auvers, France. 50.5 x 103 cm.


Sua obra pós-impressionista é um relato de sua própria vida, seus trabalhos acompanhavam tudo o que se passava dentro de sua mente, os cenários do seu cotidiano, sua loucura e a maneira como enxergava o mundo... um mundo que, a seus olhos, geralmente era amarelo. Esta cor faz parte de quase toda a obra do pintor. Alguns historiadores afirmam que ele poderia ter sofrido de alguma doença ocular que o fazia enxergar as coisas num tom amarelado. Outros, afirmam que o artista era daltônico.

De noites estreladas aos quartos solitários, campos de trigo e girassóis, Van Gogh teve uma vida difícil, era um gênio perturbado. Trilhou um caminho esburacado pelos surtos de loucura. Tudo o que teve em vida foi a compaixão de seu irmão Theo, com o qual trocava cartas e quem o sustentou a vida toda - e uma orelha cortada. Mas, deixou-nos um legado incomparável. Suas pinceladas são os moinhos que moveram a História da Arte para novos rumos. 



Starry Night, Vincent Van Gogh, June 1889. Oil on canvas, 73.7 x 92.1 cm


Ele sofria de episódios psicóticos e alucinações, temendo por sua estabilidade mental e frequentemente negligenciando sua saúde física, não comendo direito e bebendo muito. 

Sua amizade com Gauguin terminou em uma briga com uma lâmina quando Van Gogh, em um ataque de raiva, cortou parte de sua própria orelha esquerda. 

Ele passou um tempo internado em hospitais psiquiátricos, incluindo um período em Saint-Rémy-de-Provence. Van Gogh ficou sob os cuidados do médico homeopata Paul Gachet depois de ser liberado e mudou-se para o vilarejo de Auvers-sur-Oise. 

Sua depressão continuou e ele disparou um revólver contra seu peito em 27 de julho de 1890, morrendo de seus ferimentos dois dias depois.

No entanto, há outras versões mais recentes sobre a sua morte que indicam que foi assassinado. Como é o caso dos filmes "Loving Vincent" e "At Eternity’s Gate".



Filme: Com Amor, Van Gogh (2017)



Filme: At Eternity’s Gate (2020)


Van Gogh não obteve sucesso durante sua vida, sendo considerado um louco e um fracassado. 

Ele ficou famoso depois de seu ‘suicídio’, existindo na imaginação pública como a quintessência do gênio incompreendido, o artista "onde discursos sobre loucura e criatividade convergem". 

Sua reputação começou a crescer no início do século XX enquanto elementos de seu estilo de pintura passaram a ser incorporados pelos fauvistas e expressionistas alemães. 

Van Gogh alcançou grande sucesso comercial, popular e de crítica nas décadas seguintes, sendo lembrado atualmente como um pintor importante e trágico, cuja personalidade problemática tipifica os ideais românticos do artista torturado.


.................................................................................................................


Nascimento: 30 de março de 1853, Zundert, Holanda.

Falecimento: 29 de julho de 1890, Auvers-sur-Oise, França.

Em exibição: Museu Van Gogh, Metropolitan Museum of Art.

Períodos: Impressionismo, Pós-impressionismo, Expressionismo, Arte moderna.

Nome completo: Vincent Willem van Gogh




Lápides de Vincent e Theo van Gogh





No decorrer de sua carreira, Van Gogh aprimorou seu senso de detalhes e contrastes de cores. Ele foi inspirado pela coloração e composição dos cortes de madeira japoneses por Hokusai e Hiroshige. Ele coletou impressões como esta da série Cem Famosos Views of Edo de Utogawa Hiroshige. A pintura está na coleção Folkwang desde 1912. Em 1888, ano em que foi feita, van Gogh o deu pela primeira vez ao pintor Émile Bernard como presente. Em 1892, este último exibiu-o na galeria parisiense Le Barc de Boutteville em memória de seu amigo. A peça foi finalmente trazida para a Alemanha e para o Museu Folkwang pela negociante de arte Eugène Druet 20 anos depois.



Van Gogh concebeu o primeiro “Quarto” em outubro de 1888, um mês depois de se mudar para sua “Casa Amarela” em Arles, França. Esse momento marcou a primeira vez que o artista teve uma casa própria, e ele imediatamente e entusiasticamente começou a decorar, pintando um conjunto de telas para preencher as paredes. Totalmente exausto do esforço, ele passou dois dias e meio na cama e foi inspirado a criar uma pintura de seu quarto. 



Yellow House 1888, Van Gogh, 800x634 mm



Como ele escreveu a seu irmão, Theo: “Diverti-me enormemente fazendo esse interior vazio. Com uma simplicidade à la Seurat. Em tonalidades planas, mas grosseiramente escovadas, as paredes são de um lilás pálido, o chão de um vermelho quebrado e desbotado, as cadeiras e a cama são de cromo amarelo, os travesseiros e o lençol são muito verde-limão, a colcha é vermelho-sangue, penteadeira laranja, lavatório azul, janela verde. 

“Eu queria expressar 'repouso absoluto' com todos esses tons muito diferentes”, disse Van Gogh. 

Embora a imagem simbolizasse relaxamento e paz para o artista, a tela parece repleta de energia nervosa, instabilidade e turbulência, e efeitos aumentados pela perspectiva acentuadamente retrocedente.

Esta obra de Vincent tornou-se famosa e até hoje inspira o público e os artistas:



The Bedroom at Arles 1887, Van Gogh, 800x597 mm



La chambre de Van Gogh | Video 360



O Quarto de Arles





O acervo do Museu Folkwang é um dos poucos museus em toda a Alemanha a ostentar várias pinturas e desenhos do famoso pintor holandês. Uma delas é a pintura Quay com homens descarregando barcaças de areia. É certamente um dos temas mais incomuns na obra de Van Gogh. O pintor aqui retratou barcaças sendo descarregadas de cima, a partir de uma visão chamada olho de pássaro.




Não ver o horizonte torna um cenário muito mais compactado, um que prospera no contraste vibrante entre a água verde e o cais e barcaças principalmente amarelos.

A superfície essencialmente calma da água contrasta fortemente com a representação dos dockers descarregando as barcaças, onde van Gogh optou por uma miríade de pequenos detalhes pintados com um pincel animado e cores marcantes.

Van Gogh pintou esta cena no verão de 1888 em Arles, e descreveu-a a seu irmão Theo em uma carta como segue: "Estou agora trabalhando em um estudo, ou seja, de navios vistos olhando para baixo do cais. Os dois navios são roxo-rosa, a água é um verde forte, (...).







Título: A Vinheda Vermelha (detalhe)




A janela de seu quarto olhou para um acre que Van Gogh pintou e desenhou várias vezes. Em carta a Émile Bernard, o artista escreveu que havia abordado a "questão da natureza diabólica do amarelo" nesses estudos.




Van Gogh deveria elucidar essa metáfora para seu irmão Theo: "Neste cefaléia – uma figura indefinida, lutando como o diabo neste forte calor para terminar seu trabalho – vejo uma imagem de morte, no sentido de que as pessoas são o milho que está sendo cortado com uma foice."



..............................................

  Obras - Pinturas  


Pintura de um canto do asilo e do jardim com uma árvore pesada e serrada mostra o jardim da clínica onde van Gogh ficou em 1889 enquanto sofria de depressão.



Título: Hospital Saint-Remy 
Data: 1889
Local: France
Meio: Oil on canvas
Artist/Maker: Vincent Willem van Gogh






Título: Sunflowers
Data: 1888 or 1889
Local: France
Dimensões físicas: w28 x h36.38
Procedência: The Mr. and Mrs. Carroll S. Tyson, Jr., Collection, 1963
Tipo: Paintings
Meio: Oil on canvas
Artist/Maker: Vincent Willem van Gogh




Vincent van Gogh valorizou tanto a pintura do quarto que fez três versões distintas: a primeira, agora na coleção do Museu Van Gogh, em Amsterdã; o segundo, pertencente ao Art Institute of Chicago, pintado um ano depois na mesma escala e quase idêntico; e uma terceira tela menor na coleção do Musée d'Orsay, Paris, que ele fez de presente para sua mãe e irmã. 




Título: The Bedroom
Criador: Vincent van Gogh 
Data de criação: 1889
Dimensões físicas: 73.6 × 92.3
Media: Oil on canvas
Artist: Vincent van Gogh





Portrait of Dr. Gachet 
Óleo sobre tela, 1890,
650x800 mm




Um dos amigos mais próximos de Van Gogh e assistentes favoritos em Arles era o carteiro local, Joseph Roulin. Ao pintar este trabalho, van Gogh escreveu a seu irmão: "Agora estou trabalhando com outro modelo, um carteiro de uniforme azul, enfeitado com ouro, um grande rosto barbudo, muito parecido com Sócrates". 

De fato, o modesto carteiro tem toda a autoridade de um almirante. Van Gogh também pintou vários retratos de Madame Roulin, bem como imagens de seus filhos, deliciados, como ele escreveu, em representar "uma família inteira".



Título: Postman Joseph Roulin
Vincent Van Gogh
Data de criação: 1888 
Dimensões físicas: 81.3 x 65.4 cm
Meio: Oil on canvas





O artista holandês Vincent van Gogh (1853 - 1890) nasceu em Groot-Zundert. Seu desenvolvimento artístico foi influenciado principalmente por seu trabalho na França. 

Viveu na cidade de Arles, no sul da França, entre 1888 e 1889, criando inúmeras obras aqui. Todas as pinturas e desenhos agora pertencentes ao Museu Folkwang foram feitos na área de Arles.

Armand Roulin, retratado aqui aos 17 anos, era o filho mais velho do carteiro Joseph Roulin, um vizinho e amigo de Van Gogh. A composição cativante e reduzida do retrato se baseia na poderosa interação de cor, superfície e contorno.







Van Gogh escolheu deliberadamente uma composição que desafiasse sua crescente habilidade como pintor. Como o mestre francês Jean-François Millet, Van Gogh queria ser um verdadeiro "pintor camponês".

Isso significava que Van Gogh tentou pintar seus súditos com profundo sentimento, mas sem sentimentalismo. Ele falou deles levando "um modo de vida completamente diferente do nosso, do das pessoas civilizadas". 

Ele se esforçou para pintar os rostos, '' a cor de uma batata boa e empoeirada, descascada naturalmente' e transmitir a ideia de que essas pessoas 'usaram as mesmas mãos com as quais agora tiram comida do prato para cavar a terra [… ] e assim mereceram sua refeição honestamente. ''


Título: The Potato Eaters
Vincent Van Gogh
Data de criação: 1885
Dimensões físicas: 82 x 114 cm
Meio: Oil on canvas
Localização: Museu Van Gogh






Título: Yellow House 
Vincent Van Gogh
Óleo sobre tela, 1888 
Dimensões: 800x634 mm




Título: The Red Vineyard at Arles 
Vincent Van Gogh
Óleo sobre tela, 1888 
Dimensões: 800x533 mm






Título: A Cadeira de Van Gogh com Cachimbo 
Vincent Van Gogh
Óleo sobre tela, 1888
Dimensões: 623x800 mm





Título: Irises Saint Remy 
Vincent Van Gogh
Óleo sobre tela, 1889
Dimensões:  800x565 mm






Título: Olive Trees with Yellow Sky and Sun 
Vincent Van Gogh
Óleo sobre tela, 1889 
Dimensões: 800x623 mm





Título: Starry Night 
Vincent Van Gogh
Óleo sobre tela, 1889 
Dimensões: 800x633






Título: Wheatfield with crows
Vincent van Gogh
Óleo sobre tela July 1890
Dimensões: 800x383 mm
Local de criação: Auvers, France







Título: Self-portrait-with bandaged ear 
Vincent van Gogh
Óleo sobre tela, 1888
Dimensões: 653x800 mm







Título: Self-portrait with Felt Hat by 
Vincent van Gogh
Óleo sobre tela, 1887
Dimensões: 661x800 mm







Título: Self-portrait with linked ear and pipe Arles
Vincent van Gogh
Óleo sobre tela, 1889
Dimensões: 450x510 mm

 


...............................................


  Obras - Desenhos  


Alguns desenhos de Vincent van Gogh. Sua escolha de assunto e qualidade de linha pode ser melhor examinada ao compará-los diretamente.







A arte de Van Gogh foi moldada por seu interesse na vida cotidiana desde o início de sua carreira artística na Holanda até seu trabalho tardio.

Da mesma forma que a pintura Quay with Men Unloading Sand Barges criada três anos depois, este desenho feito em 1885 também se concentra em uma atividade comum – neste caso, o trabalho de um camponês.







O desenho Campo Fechado com um Seopo na Chuva de 1890 mostra um ser humano isolado em meio a uma extensão da natureza. 

O agrupamento e a mudança na direção do que são, em sua maioria, linhas curtas e áreas de eclosão criam uma impressão densa e atmosférica nesta peça.







Van Gogh aprivou a qualidade inconfundível da linha, que pode ser encontrada ao longo de seus desenhos e pinturas, à perfeição, criando cenas como a que vemos no desenho Cypresses com Quatro Pessoas Trabalhando no Campo. 

Ele conseguiu encontrar formas poderosas de expressar e transportar fortes humores e sentimentos em suas obras, empregando essa qualidade de linha juntamente com cores fortes. Isso transformou Vincent van Gogh em um dos mais importantes precursores do Modernismo.



Ciprestes com Quatro Pessoas, 1889
Vincent van Gogh
Museu Folkwang






Título: Sheet with Sketches of Working People
Vincent Van Gogh





Título: Study of a Tree
Vincent Van Gogh







Título: Jardin public à Arles
Vincent Van Gogh
Data de criação: Setembro de 1888
Técnica: Caneta e Nanquim sobre Papel
Dimensões Altura: 13,3 cm; Largura: 16,5 cm
Localização: Coleção particular





Créditos


Websites:

..................................

YouTube:

Filme com Tim Roth: Vincent Van Gogh 

https://youtu.be/Dqzuqj0Otbo

Filme com Wiillen Dafoe: No Portal da Eternidade 

https://youtu.be/1MIAmz924SA

Filme Animação: Com Amor Van Gogh

https://youtu.be/TVcz5Lqf58o

Exposição virtual: Vincent van Gogh art ALIVE 

https://youtu.be/BbgrHnbgoDU

Construção por dentro do quadro: Step Inside Van Gogh's "Starry Night" with Virtual Reality

https://youtu.be/Woc0GZkDa7k

The starry night 360

https://youtu.be/G7Dt9ziemYA

The Night Cafe - An Immersive VR Tribute to Vincent van Gogh

https://youtu.be/jBOL5yakREA

Van Gogh - Cafe Terrace at Night Animation

https://youtu.be/-8IPIfUwu78


..................................

Portais de Notícias:



..................................


Vídeos:

Filme Com Amor Van Gogh: 

Van Gogh 50 Fatos: 

Vincent van Gogh art ALIVE - Atelier des Lumières: 





Conheça o livro do autor do blog:


História da Arte I: Das Cavernas ao Ciberespaço - Volume 1

Essencial para estudantes, artistas e entusiastas, com uma linguagem acessível 
e imagens de alta qualidade, esta obra traça o desenvolvimento artístico em 
suas múltiplas formas e contextos. Livro em versão física e digital.


Diagramação e Edição por Paulo Lino

E-mail: paulolinoarte@gmail.com

Blog: https://paulolinoarte.blogspot.com/

Website: https://bit.ly/Site-PauloLino

Comentários

Postagens mais visitadas