A VIDA DE PAUL GAUGUIN
Eugène-Henri-Paul Gauguin foi um pintor francês do pós-impressionismo, nasceu em Paris em junho de 1848, em meio aos dias conturbados da Revolução de 1848. Seus pais eram liberais e sua avó havia organizado os primeiros movimentos socialistas e estava sob vigilância ativa da polícia. Mais tarde Gauguin iria idolatrá-la.
A vida e a
obra deste artista pós-impressionista foram influentes e polêmicas, principalmente
por questionar as normas burguesas do século XIX
A família de
Gauguin fugiu para Lima, Peru, onde os parentes de sua mãe tinham alto status.
Até a idade de 6 anos, Gauguin teve uma educação privilegiada, vivendo em mansões
rodeadas por criados. No entanto, os conflitos civis de 1854 logo forçaram a
família de volta a Paris.
Depois de
frequentar várias escolas de prestígio, aos 17 Gauguin alistou-se na marinha
mercante e juntou-se à tripulação do Luzitano, e passou 13 meses navegando
entre Le Havre e Rio de Janeiro, antes de ingressar no Jérôme-Napoléon,
navegando o mundo até 1871.
Enquanto
estava no mar, sua mãe morreu e sua casa foi destruída na Guerra
Franco-Prussiana de 1870-71. Ele alugou um apartamento na Rue La Bruyère, 15 e
encontrou um emprego como corretor da bolsa. Quando o mercado de ações entrou
em colapso em 1882, ele decidiu se tornar um pintor.
Sua Carreira Artística
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Garden Under Snow, Paul Gauguin – Museum of Fine Arts, Budapest |
Gauguin nunca havia se formado como artista, mas no 9º Bairro ele estava cercado por pintores da moda e visitava galerias com frequência. Ele ficou amigo de Camille Pissarro e pintou com Cézanne, embora suas primeiras pinturas, como esta acima, não trouxeram muitos elogios.
Em 1873,
Gauguin casou-se com uma dinamarquesa, Mette-Sophie Gad, e teve cinco filhos.
Em 7884, Gad mudou-se com a família para Copenhagen, Dinamarca, desesperados
por dinheiro. Gauguin conseguiu um emprego como vendedor de lonas. Ele não
falava dinamarquês e por este motivo não conseguia vender as lonas. O casamento
não teve como se manter e logo acabou.
Gauguin então
voltou a Paris. Vivendo sozinho e na pobreza, em 1886 decidiu se mudar para a
colônia de Pont-Aven, França, onde se tornou inesperadamente popular.
Primeiros Reconhecimentos
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Breton Girls Dancing, Pont-Aven, Paul Gauguin – National Gallery of Art, Washington DC |
Ele pintou
paisagens e camponeses bretões da região em um estilo claramente influenciado
por Edgar Degas.
Em 1887,
Gauguin e seu amigo Charles Laval viajaram para o Panamá e, na viagem de volta,
foram parar na Martinica. Tanto Laval quanto Gauguin adoeceram com disenteria e
malária e logo retornaram à França.
Com suas
primeiras fotos, ele apareceu regularmente nas exposições coletivas dos
impressionistas. Deixando para trás as tradições ilusionistas europeias, ele
buscou cada vez mais o estímulo em culturas exóticas e primitivas.
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The Black Pigs, Paul Gauguin – Museum of Fine Arts. Budapest |
Amizade com Vincent
Van Gogh
Em outubro
de 1888, Gauguin aceita um convite do admirador artístico Vincent Van Gogh para
se mudar para Arles, onde Vincent esperava começar o ‘Studio of the South’, bem
como a escola Pont-Aven no Norte. Gauguin nunca havia conhecido Vincent, mas
mesmo assim foi ao seu encontro.
No entanto,
o relacionamento era tenso e eles discutiam constantemente sobre arte e moral.
Foi depois de uma discussão com Gauguin que Vincent Van Gogh insanamente cortou
sua própria orelha. Gauguin, compreensivelmente preocupado, logo foi embora. Mesmo
após o incidente ocorrido os dois continuaram trocando cartas.
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Vincent Van Gogh Painting Sunflowers, Paul Gauguin – Van Gogh Museum |
Taiti
Gauguin visitou o Taiti duas vezes, primeiro em 1891 e novamente em 1895. Esses foram seus períodos mais produtivos e controversos. Ele parece ter imaginado as ilhas como idílios primitivos, movidos pelo prazer e ficou desapontado quando chegou.
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Merahi Metua no Tehamana, Paul Gauguin 1848-1903 – The Art Institute of Chicago |
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Delightful Land (Te Nave Nave Fenua), Paul Gauguin1892 |
Ele pintou
muitos retratos de meninas da ilha, e até mesmo “casou” com uma, Teha’amana, de
apenas treze anos, em uma cerimônia nativa. Teha’amana foi tema de muitas de
suas pinturas e a mãe de sua filha, mas em 1893 ele a abandonou.
Ilhas
Marquesas
Depois de muitos
anos morando e trabalhando no Taiti, Gauguin realizou seu sonho de mudar para
as Ilhas Marquesas. Em 1901 ele se estabeleceu em Atuona, na ilha de Hiva-Oa. Sua
saúde estava piorando e ele sofria de sífilis não diagnosticada.
Gauguin se
isolou cada vez mais. Em 1903, seu corpo foi devastado por uma doença, sua
jovem nova esposa Vaeoho o havia deixado, o bispo local e a polícia estavam
preocupados com suas ideias primitivas e ele escreveu cartas abertas atacando
as autoridades.
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Tahitian Woman with a Flower, Paul Gauguin 1891 |
A escolha da
roupa da menina e a escolha da composição do pintor ligam-na à tradição
retratista europeia do Renascimento - mas suas características nativas resistem
a qualquer tipo de europeização.
Em seu livro
Noa Noa Gauguin descreve sua experiência do Taiti e seus habitantes em sua
chegada em 1891. Ele descreve a mulher no retrato assim: “Ela não era bonita -
pelo menos não para os padrões europeus - mas bonita”. Desiludido com a Europa
e a cena artística ocidental, Gauguin despediu-se e partiu em busca de um novo
começo nas ilhas do Pacífico. A paixão da época pelo “primitivo” tomou conta
dele, possivelmente mais profundamente do que com qualquer outro artista.
Gauguin
Morreu repentinamente no dia 8 de maio de 1903. A humanidade perdeu um grande
nome da pintura moderna.
Paul Gauguin
e o Sintetismo 1888 – 1896
Estilo de pintura que se desenvolveu a partir do cloisonismo e formou uma corrente dentro do simbolismo. Foi praticado por Paul Gauguin e seu círculo no final da década de 1880 e início da década de 1890. O termo deriva do verbo francês synthétiser (sintetizar) e baseia-se na ideia de que a arte deve ser uma síntese de três características: a aparência externa de formas naturais, os sentimentos do artista sobre seu tema e considerações puramente estéticas de linha, cor e formulário.
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Contes Barbares (Barbarian Tales), Paul Gauguin – Museum Folkwang |
O termo foi cunhado em 1889 quando Gauguin e Emile
Schuffenecker organizaram uma exposição intitulada L'Exposition de peintures du
groupe impressioniste et synthétiste no Café Volpini na Exposition Universelle
em Paris. O título confuso reconhecia as raízes dos artistas no impressionismo,
com sua adesão às formas naturais e à representação da luz, ao mesmo tempo em
que destacava suas tentativas mais recentes de abandonar a natureza como ponto
focal da arte.
Título: Self-PortraitCriador: Paul Gauguin
Data de criação: 1889
Meio: oil on wood
Dimensions: overall: 79.2 x 51.3 cm (31 3/16 x 20 3/16 in.)
Classification: Painting
Título: The Seed of the Areoi
Criador: Paul Gauguin
Data de criação: 1892
Style: Post-Impressionism
Original Title: Te aa no areois
Dimensões físicas: w721 x h921 mm
Tipo: Painting
Artist: Paul Gauguin
Meio: Oil on burlap
Título: Self-Portrait
Data: c. 1875 - c.1877
Dimensões físicas: w38.4 x h46.7 cm
Credit Line: Harvard Art Museums/Fogg Museum
Artist: Paul Gauguin
Tipo: Paintings
Link externo: Harvard Art Museums
Meio: Oil on canvas
Título: Parau Api. What News
Data de criação: 1892
Dimensões físicas: w920 x h670 cm
Tipo: Painting
Painter: Paul GauguinCollection: Galerie Neue Meister (New Masters Gallery)
Título: Two Tahitian Women
Criador: Paul Gauguin
Data de criação: 1899
Dimensões físicas: 37 x 28 1/2 in. (94 x 72.4 cm)
Tipo: Painting
Meio: Oil on canvas
Repository: Metropolitan Museum of Art, New York, NY
Título: Delightful Land (Te Nave Nave Fenua)
Criador: Paul Gauguin
Data de criação: 1892
Dimensões físicas: w721 x h913 mm
Tipo: Paintings
Direitos: Ohara Museum of Art, Kurashiki, Japão
Meio: oil on canvas
Título: Still Life with Three Puppies
Criador: Paul Gauguin
Data de criação: 1888
Style: Post-Impressionism
Original Title: Nature morte avec trois petits chiens
Dimensões físicas: w626 x h918 mm
Tipo: Painting
Título: Still Life with Mangoes and a Hibiscus Flower
Criador: Paul Gauguin
Data: 1887
Dimensões físicas: w47 x h32.4 cm (without frame)
Tipo: Painting
Meio: Oil on canvas
Credit Line: The Museum of Fine Arts, Houston
Título: Village in Martinique (Femmes et Chevre dans le village)
Criador: Paul Gauguin
Data de criação: 1887
Local: France
Dimensões físicas: w710 x h457 cm
Tipo: Painting
Direitos: Photo © The Israel Museum, Jerusalem
Meio: Oil on canvas
Título: Laveuses à Arles (Washerwomen in Arles)
Criador: Paul Gauguin
Data: 1888
Tipo: Oil on canvas
Credit: Bilbao Fine Arts Museum, Espanha
Título: Landscape of Brittany
Data de criação: 1888
Local de criação: France
Painter: Paul Gauguin
Dimensões físicas: w1166 x h893 mm
Tipo: Paintings
Direitos: Matsukata Collection, http://www.nmwa.go.jp/en/information/privacy.html
Meio: Oil on canvas
Credit: The National Museum of Western Art, Tokyo, Japão
Título: Maruru (Thank You)
Criador: Paul Gauguin
Data de criação: 1848/1903
Meio: woodcut on wove paper (restrike)
Dimensions: image: 20.2 x 35.4 cm (7 15/16 x 13 15/16 in.)
Classification: Print
Artist School: French
Artist Nationality: French
Artist Details: French, 1848 - 1903
Título: The Devil Speaks
Criador: Paul Gauguin
Data de criação: 1893–94
Dimensões físicas: 8 x 14 in. block 10 3/8 x 16 7/8 in. paper
Tipo: Print
Meio: Woodcut on china paper
Repository: Metropolitan Museum of Art, New York, NY
Título: The Creation of the Universe
Criador: Paul GAUGUIN
Data: 1893-1894 (printed in 1921 by Pola Gauguin)
Media: woodcut on paper
Dimensões físicas: w35.5 x h20.5 cm
Tipo: Prints
Título: Fragrant Isle (Nave Nave Fenua)
Criador: Paul Gauguin
Data: 1893-1894 (printed in 1921 by Pola Gauguin)
Media: woodcut on paper
Dimensões físicas: w20.5 x h35.4 cm
Tipo: Prints
Título: Tahitian Carrying Bananas (Le porteur de fei)
Criador: Paul Gauguin
Data de criação: in or after 1895
Meio: woodcut
Object Credit: Rosenwald Collection
Classification: Print
Artist Details: French, 1848 – 1903
Credits: National Gallery of Art, Washington DC, USA
Título: Head of a Tahitian Woman
Criador: Paul Gauguin
Data de criação: 1892
Local de criação: Tahiti, France
Dimensões físicas: 41.9 × 31.1 cm (16 1/2 × 12 1/4 in.)
Tipo: Drawing
Meio: Charcoal
Credit Line: The J. Paul Getty Museum, Los Angeles
Título: Three Studies of a Man Wearing a Hat [recto]
Criador: Paul Gauguin
Data de criação: 1884-1888
Meio: crayon on wove paper
Object Credit: The Armand Hammer Collection
Dimensions: overall: 16.9 x 11.7 cm (6 5/8 x 4 5/8 in.)
Classification: Drawing
Credits: National Gallery of Art, Washington DC, USA
Título: Studies of a Cow [verso]
Criador: Paul Gauguin
Data de criação: 1884-1888
Meio: graphite on wove paper
Object Credit: The Armand Hammer Collection
Dimensions: overall: 16.9 x 12.6 cm (6 5/8 x 4 15/16 in.)
Classification: Drawing
Credits: National Gallery of Art, Washington DC, USA
Créditos
Este artigo foi baseado na matéria do Google Arts & Culture ‘The Global Life of Paul Gauguin’. Alguns textos não foram traduzidos para manter a fidelidade das referências.
Em alguns casos, é possível que a história em destaque
tenha sido criada por terceiros independentes. Portanto, ela pode não
representar as visões das instituições, listadas abaixo, que forneceram o
conteúdo:
Museum
Folkwang
Essen, Alemanha
https://artsandculture.google.com/partner/museum-folkwang
Museum of
Fine Arts, Budapest
Budapest,
Hungria
https://artsandculture.google.com/partner/museum-of-fine-arts-budapest
National
Gallery of Art, Washington DC
Washington,
Estados Unidos
https://artsandculture.google.com/partner/national-gallery-of-art-washington-dc
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Diagramação e Edição por Paulo Lino
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