ARTE CONTEMPORÂNEA

ENTENDA A ARTE CONTEMPORÂNEA



O clássico

A Arte Clássica influencia até hoje a maneira como os artistas produzem suas obras, no entanto não seguem há muito tempo seus princípios. Por volta da segunda metade do Século XIX os artistas romperam com a forma de representação pictórica tradicional e começaram a buscar outros meios de representação além do figurativo. 

Mas foi na Arte Moderna, que o desejo pelas invenções e experimentações artísticas surgiram, abrindo um universo de oportunidades para os artistas.

A Arte Contemporânea apresenta a ruptura com alguns aspectos modernos, ajudando a configurar uma nova mentalidade no mundo da arte.

O figurativo

Normalmente entendemos como arte as obras clássicas ou figurativas, como por exemplo o quadro da Monalisa de Leonardo da Vinci (1503 e 1506) ou a escultura do Davi de Michelangelo (1502-1504). E sempre que falamos de arte uma dúvida é recorrente: "O que é arte contemporânea?"


Monalisa - Leonardo da Vinci
Davi - Michelangelo


Arte contemporânea é uma tendência artística que se construiu a partir do pós-modernismo, apresentando expressões e técnicas artísticas inovadoras, que incentivam a reflexão subjetiva sobre a obra.

Não há um consenso sobre quando a arte contemporânea teria se originado, mas provavelmente foi em meados do século XX, após a Segunda Guerra Mundial.

No pós-guerra o sentimento que predominava era o de reconstrução da sociedade. Os artistas, a partir deste princípio e apoiados no avanço da globalização, das novas tecnologias e mídias, passaram a enxergar novos meios de se expressar artisticamente. 

A arte contemporânea valoriza mais o conceito, a atitude e a ideia da obra do que necessariamente o objeto final. A intenção é refletir de modo subjetivo sobre a peça artística, não apenas contempla-la pela sua natureza estética. 

Um extenso leque de estilos, perspectivas e técnicas compõem a arte contemporânea, que pode ser manifestada através da pintura, da dança, música, teatro, escultura, literatura, moda, instalações, etc.

O subjetivo

As obras contemporâneas articulam uma diversidade de linguagens, desafiando as classificações convencionais, pondo em questão o caráter das representações artísticas e a própria definição de arte. Mais do que contemplar a natureza estética, a Arte Contemporânea busca refletir de modo subjetivo a obra artística.

Constituída por uma série de estilos, perspectivas e técnicas, que podem ser manifestadas a obra já não é o objeto em si, pois se funde com o processo criativo.


Corvo no Trigal. Pintura de Paulo Lino em homenagem à obra de Van Gogh.

A pintura está entre as mais de 50 formas da arte contemporânea manifestadas a partir do século XX. Não há um consenso entre curadores, críticos e historiadores sobre o início da influência contemporânea na arte e o fim do período denominado arte moderna.

O termo pós-modernismo na arte também contribui para a discordância do "prazo" de enquadramento da arte contemporânea. Por isso, há artistas classificados entre os dois períodos. A definição, portanto, não é precisa mas é enquadrada a partir do fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, para os museus. Entre os críticos de arte, os anos 60 são o marco de passagem entre o moderno e o contemporâneo.

Embora elástico, o período de transição entre a arte moderna e a contemporânea coincide com a principal transformação do setor no século XX. Ou seja, a passagem do centro principal da arte de Paris para Nova York.

Entre os nomes que mais influenciaram esse momento histórico está Jackson Pollok (1912-1956), líder do expressionismo abstrato. Andy Warhol (1928-1987) também é figura de destaque na Pop Art quando rompe com a arte tradicional, de caráter comercial que mergulha Nova York na divisão entre o formalismo e o anti-formalismo nas décadas de 60 e 70.


Pintura Número 17A, de Jackson Pollock. Expressionismo Abstrato

Marilyn Monroe, de Andy Warhol. Pop Art.


Os pintores contemporâneos ainda refletem as influências da pintura moderna como o surrealismo, o impressionismo, cubismo e a pop art. Veja algumas obras de artistas contemporâneos.



Pinturas 

Stencil/Graffit. Obra de Banksy em Bethlehem na Palestina em 2007.


Sem Título. Pintura de Jean-Michel Basquiat.

Graffiti Realismo. Mazola Marcnou, artista brasileiro.


Performances

Marina Abramovic, performance “The artist is present”, no MoMA.


Vídeos


Documentário sobre Body Art:


https://www.youtube.com/watch?v=CUYPKwfqE8w



Vídeo sobre a Arte Contemporânea: 


https://www.youtube.com/watch?v=ApMj76kCVRU



Land Art

Surrounded Islands, de Christo e Jeanne-Claude, em Miami nos EUA 1983.



Instalação

Invenção da cor, 1977. Instalação de Hélio Oiticica, artista brasileiro.


A Arte Contemporânea é uma tendência que valoriza a aproximação entre a arte e a vida, muitas vezes trazendo reflexões de âmbito coletivo, aliando política e imaterialidade. Traz ainda novos personagens e assuntos, como por exemplo a questão racial, patriarcado, questões de sexualidade e gênero, desigualdades e outras.


Esta forma de arte tem ainda a preocupação de investigar a si mesma, carregando indagações sobre conceitos artísticos e fomentando a velha pergunta "Afinal, o que é arte?".


Outra característica interessante é a valorização da interação entre o público e a obra, muitos artistas optam por caminhos em que buscam proporcionar uma experiência única nas pessoas que entram em contato com as obras.



Espero ter ajudado a esclarecer o que é arte contemporânea. Até a próxima!




Gostou do artigo? Deixe um comentário abaixo.





Fontes


Imagem do topo: https://glo.bo/2Ux0qBk 
https://www.culturagenial.com/arte-contemporanea/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_contempor%C3%A2nea
http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo354/arte-contemporanea
Documentário ESAMC: https://www.youtube.com/watch?v=CUYPKwfqE8w&feature=emb_logo
Canal Vivieuvi: https://www.youtube.com/watch?v=ApMj76kCVRU&feature=emb_logo





Sobre o Autor






FALE COMIGO
Escolha a forma que deseja se comunicar:


Endereço: Rua 83, nº 3 - Cidade Nova 2. 
CEP 69094-660 Manaus, Amazonas, BR
WhatsApp: +55 92 99337 4886  
E-mail: paulolinoarte@gmail.com




© Copyright 2020 Paulo Lino



Comentários

Postagens mais visitadas